Barrakaloka

Blog de Publicidade, Arte e Debate Social

Monday, February 27, 2006

As "Mamas Digitais"

Que o sexo vende bem sempre se soube. Que a sugestão de sexualidade ou sensualidade vende bem, também sempre se soube. Nunca imaginei foi ver uma das maiores marcas da nossa praça, fazer uso dessa velha fórmula na sua última campanha de publicidade.

Fiquei perplexo e paralisado ao olhar para o primeiro outdoor colocado em plena 25 de Setembro. Chamem-me puritano se quiserem. Confesso que não me importo mesmo nada de comtemplar um belo e atraente decote. Aprecio igualmente alguma publicidade que faça uso da sexualidade de forma propositada, inteligente e contextual. Neste caso infelizmente, lamento ser forçado a deplorar a forma deslocada e sem absolutamente sentido algum, com que a nova TV Cabo Digital se apresenta ao mercado.

Acreditem que me esforçei por, de forma imparcial, fazer algum senso das imagens. De um lado lemos um Slogan sem sabor e próximo do informativo “Agora a TV Cabo é Digital”, e do outro uma beldade descaradamente insinuada com o peito dando mostras de claustrofobia. Francamente banal! Se usarmos do mesmo raciocínio para o Comercial de TV, derrapamos na mesma brilhante fórmula, desta vez descaradamente reencenando a famosa cena da perna cruzada de Sharon Stone em Instinto Fatal. Não me quero sequer interrogar de quais as mentes brilhantes que orquestraram tamanha obra de arte. Neste caso, a agência deve ter sido o espelho do cliente e vice-versa.

Após extenuante análise, esforçei-me a fundo por fazer uma relação entre a imagem e as respectivas mensagens. Lembrei-me das espectaculares campanhas da Multichoice e simplesmente...deixei-me suspirar. Sabendo nós, que os conteúdos oferecidos pela TV Cabo são exactamente os mesmos que os da DSTV, porque não tentar seguir o exemplo e fazer algo com sabor local e original? Que tem uma bronzeada desmamada a ver com mais desporto, mais internet ou mais qualidade? E já agora, que tem isso de digital?

Mais brilhante ainda, é podermos redescobrir a velha fórmula dos anos 60 em que algum iluminado achou que podia vender qualquer coisa, bastando para tal colocar uma mulher ao lado do produto com um sorriso plástico e alguma nudez. Na altura foi tal a novidade e coincidindo com a revolução sexual, que disparou uma novo género de publicidade. Nos últimos tempos, essa velha arte foi sendo refinada de modo a servir um público bem mais exigente e por demais exposto à sexualidade. Quem diria que voltariamos às origens de forma tão óbvia.

Temo que estamos na presença de um novo movimento renascentista deste género. Tudo terá começado com outra brilhante campanha intitulada “Eu Quero o Amarelo” (na Av. Marginal) e cujo seguimento, de tanga à mostra e tudo, já se pode observar no mesmo local, mas com uma marca de Whiskey diferente. Pois é meus caros, para quê o brainstorm quando temos o copy & paste?

9 Comments:

Anonymous Anonymous said...

AHAHAHA, realmente caro colega, é deplorável, várias vezes ja tinha parado pra pensar o que tem aquela mulher haver com "digital"? Ouvi dizer que a ideia seria dar uma imagem de sensualidade, e maior emoção a empresa em questão,porém, os meios usados nao corresponderam.
A primeira vez que vi esta mulher durante a fase "teaser" da campanha, pensei que fosse uam nova revista de moda, ou até masculina quem sabe...Mas achei deliciosa a referencia que fizes-te relativa as iniciais campanhas que vendiam somente de colocar-se ao lado do produto uma bela mulher...sexo vende sim, mas acho eu de que...ja estamos numa fase avançada de percepção, e estas mamas, pernas e bocas nao estão com nada, ao invés de sugerirem sensualidade, sugerem pornografia "somehow"!!!!
Gosto mesmo também do exemplo da Multichoice, usam elementos locais, pessoas comuns, exactamente aquelas que veem e gostam de televisão, e acima de tudo eles tentam abranger várias raças e idades (vide campanha institucional da RSA).
Uma pergunta: será que uma mulher tao sensual, maquiada, vestida daquela forma, realmente se iria sentar no sofá a ver tv? ou será que esta figura é realmente o que a TV Cabo quer aliado á sua imagem e marca? As vezes parece que a agencia desenhou a campanha, soube vender o peixe e o cliente nao teve sequer a sensibilidade ou inteligencia de entender que aquilo nao corresponde aos seus objetivos???..Será que é incapacidade da empresa em saber avaliar o que lhe é vendido pela agencia? Será que outras pessoas tiveram esta sensibilidade?...
Ainda penso que é extremamente grosseiro e fico a tentar entender o que a pessoa que criou aquilo pensou do receptor? tenho sempre essa preocupação...afinal para mim um comunicologo que se preze,pensa sempre: "com quem estou a falar" e dai sim, define seu repertório e escolhe o caminho certo para atingir os objetivos desejados, esta publicidade de "tiro ao alvo - atira para todos lados que em algum acerta" está PODRE, MAS AINDA VEMOS SER USADA AQUI...e noutros paises que vivem realidade economico-sociais como o nosso.
Vem-me a cabeça aquela pensamento: os paises sub-desenvolvidos continuam a consumir os produtos ora de prazo e expirados do mundo desenvolvido...eh um ciclo vicioso.
Entenda-se que isto sao meras divagações, observações, nao quero causar a mesma polemica ocorrida no "dumba nengue" AHAHAHAHAHAH. FUI.

2:37 PM  
Anonymous Anonymous said...

Os fins nao justificam os meios... è assim q o mundo hoje s desenrola. O despir a imagem d qualquer produto faz parte do cotidiano contemporaneo... O consumismo tirou a issencia dos objectivos a atingir... Vender, despertar interesse esta quase excluisivamente ligado a imagem da mulher...Tb aprecio a sensualidade e os segredos q surgem com junto... Mas é preciso deixar nos descobrir a mulher em quatro paredes e nao em Outdoors e anuncios... adorei o tema

10:33 AM  
Blogger Ivan Serra said...

Em primeiro lugar, obrigado a todos pelos excelentes comentários. Adorei que tivessem enriquecido o tema com a sensível questão da publicidade enlatada para país sub-desenvolvido. Este é realmente um tema crucial que espero desenvolver em futuros artigos. Desconhecia que esta campanha tinha sido concebida fora de portas (obrigado Rubinho). Se assim foi, o caso torna-se ainda mais azedo. Tive o prazer de participar numa das campanhas que concorreu e juntamente com propostas igualmente fortes de outras agências, acreditei que o cliente em causa estava muito bem servido. Este país possui já enorme potencial a nível de comunicação. Não existe necessidade de importar "enlatados" sem conhecimento algum da realidade local. Ainda me lembro de ouvir o Eng. Carlos Vale (Dir.TV Cabo) a afirmar a procupação em ilustrar o novo produto (Descodificador Digital) em conjunção com a proposta criativa, de modo a sensibilizar/educar o consumidor quanto à nova realidade...pelos vistos julgou que as "Mamas" crupririam o seu propósito bem mais eficazmente!

11:29 AM  
Blogger Ivan Serra said...

Devido ao abusivo teor de alguns comentários pessoais e provocativos, e o excessivo e constante comentário à margem do artigo em causa, o administrador deste blog irá em breve apagar a maior parte dos comentários e cortar o acesso a pessoas não identificadas.

Obrigado e um abraço!

5:28 PM  
Anonymous Anonymous said...

Quando vai a haver algum novo tema para discutir. tô ansioso.

O anonimo rato ~©

4:06 PM  
Blogger Ivan Serra said...

Bom, caro e insistentemente anónimo, já está lá mais um, menos polémico e não tão crítico...para ver se não ofende tantas susceptibilidades.

6:12 PM  
Blogger Nkhululeko said...

Ivan, de digital até tem muito...Um abraço (parabéns pelo blog, está nice)

10:17 PM  
Blogger Su. said...

:) adorei o texto, inteligente e com tudo dentro!

Já á algum tempo que também me tenho questionado sobre este assunto, acho mesmo que a falta de visão e tacto para fazer tal campanha, não poderá ser somente de responsabilidade da empresa de publicidade, afinal sei que o cliente tem sempre a ultima palavra na escolha da campanha, isto apesar de concordar com tudo o que dizes.

De outro ponto de vista, pq n estou ligada ao ramo publicitário, me pergunto, quem estará actualmente a gerir a TVcabo?

Ainda hoje depois de ler(?!), a revista ligada a essa empresa, fiquei realmente decepcionada/espantada… no final das contas, o problema é sempre o mesmo, a qualidade de gestão que temos no nosso pais, gestão no seu verdadeiro sentido da palavra… e de repente, lembro-me do teu texto sobre os Srs.Drs, feitos por encomenda… e depois, n deixo de me sentir culpada, pq faço parte desta sociedade, que desde sempre houve, vê e não diz nada… é o deixa andar, como diz Mia Couto.

Estou contente por te ter encontrado por aqui, haja mais gente, muita gente falando do que está mal.

Temos que começar por algum lado, temos que de uma vez por todas começar a ser mais críticos(construtivos) e exigentes!

Bju

Su.

4:48 PM  
Blogger Ivan Serra said...

Su: Obrigado pela tua presença. Tenho estado ausente por alguns meses deste espaço. São comentários como os teus que acabam por me encorajar a continuar :)

Até breve...

8:54 AM  

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